FACE      MAMA      CORPO      TRATAMENTOS ESTÉTICOS

RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

A Cirurgia de Reconstrução Mamária é feita após uma mastectomia e objetiva criar uma nova mama para substituir a que foi removida devido ao câncer de mama.

O objetivo dessa cirurgia é restaurar o volume mamário com um mamilo projetado e natural, além de criar simetria com a mama oposta.

A reconstrução pode começar no momento da sua mastectomia, ou pode ser adiada até que o Dr. Vidal e o seu oncologista encontrem o momento certo para você, ou até que você se sinta pronta.

Pode ser feita com o seu próprio tecido, utilizando pele, gordura e músculos do abdômen ou com o músculo grande dorsal (músculo das costas) associado a uma prótese. Também é feita utilizando expansores teciduais e implantes mamários.

Enxerto de gordura pode ser recomendado para refinar o resultado.

Se a reconstrução for apenas de uma mama, pode ser necessária uma cirurgia plástica na mama oposta, com o objetivo de obter simetria entre as mamas. Essa cirurgia, chamada de simetrização mamária, costuma ser feita 6 meses após a reconstrução.

O mamilo e a aréola são reconstruídos em torno de 3 meses após a simetrização. É um procedimento geralmente feito de maneira ambulatorial, sob anestesia local e sedação. Retalhos, enxertos e técnicas de tatuagem podem ser combinados para dar forma, tamanho, projeção e cor ao mamilo e à aréola.

A reconstrução mamária é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral. Uma ou mais noites no hospital serão necessárias, dependendo do momento de sua mastectomia e reconstrução, da técnica de reconstrução escolhida e da sua saúde geral.

A recuperação pós-operatória depende das técnicas utilizadas.

É recomendado o uso de malha de compressão e a drenagem linfática pós-operatória para ajudar a reduzir a retenção de líquidos.

O retorno ao trabalho costuma ocorrer em 4 semanas, mas você poderá realizar atividades leves após 2-3 dias.

Os resultados podem ser de longo prazo, mas a perda e/ou o ganho de peso, as alterações no implante e o envelhecimento natural podem alterar a sua aparência.